Boletins

Boletim Nº 09

Sucesso o Encontro sobre Segurança de Voo, dentro do Ciclo de Palestras Abraphe, que abordou os temas:  julgamento e o processo decisório na Aviação Executiva (cel Altomar) e Violações e Indisciplina de Voo na Aviação de Helicóptero (cel Crespo). Mais sobre o tema nas próximas edições da Abraphe On Air.

Foto


Boletim Nº 08

ENCONTRO SOBRE SEGURANÇA DE VOO NA ASA ROTATIVA

DIA 25/08 (segunda-feira), a partir das 19 horas, no Auditório da Infraero, no Campo de Marte.

Temas:

  1. O julgamento e o processo decisório na Aviação Executiva – Palestra do cel Altomar
  2. Violações e Indisciplina de Voo na Aviação de Helicóptero – Palestra cel Crespo
  3. Inscrições até as 15 horas do dia do evento pelo telefone 11 2221 2681.

    Evento Safety - nota 2


    Boletim Nº 07

    Sucesso o Encontro sobre Tráfego Aéreo e Preenchimento de Voo Online. Mais de 120 pilotos se reuniram no Auditório da Infraero em 29 de julho para trocar experiência e se atualizar sobre o tema. Próximo Encontro: dia 25 de  Agosto. Em breve mais informações.

    14.07.25 - Plano de Voo 2 14.07.25 Plano de Voo 1 14.07.25 - Auditório Infraero Plano de Voo


    Boletim Nº 06

    Encontro sobre Tráfeco Aéreo e Preenchimento de Voo online.

    Folder


    Boletim Nº 05

    COMUNICAR  O SERIPA SEMPRE

    Atenção pilotos, a qualquer ocorrência, incidente ou acidente, o CENIPA, por meio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA deve ser acionado imediatamente antes da remoção da aeronave. O helicóptero NÃO PODE ser retirado do local sem autorização do SERIPA.

    Pode parecer redundante a orientação, mas tivemos relato de um caso em que o piloto abandonou o local sob argumento de ter sido orientado pelo Gerente de Segurança Operacional – GSO da ABRAPHE. A informação não procede e a ABRAPHE está tomando todas as providências junto ao SERIPA V, regional onde o fato ocorreu, para que prevaleça a verdade em favor da segurança de voo e da prevenção de acidentes. Estamos atentos!


    Boletim Nº 04

    BALÕES

    Recentemente foi reportado queda de balão no Aeroporto Campo de Marte, em área controlada. A INFRAERO foi comunicada e reencaminhou um informativo acerca do perigo baloeiro. Confira:

    balão safety


    Boletim Nº 03

    PERDA DE VISIBILIDADE PODE SER FATAL

    Voar um helicóptero com pouca visibilidade devido nevoeiro, teto baixo ou mesmo numa noite escura pode ser fatal. Helicópteros têm menor estabilidade e perdem atitude muito mais rapidamente do que aviões. Perda de referência visual externa pelo piloto, mesmo por um momento, pode resultar em desorientação, comandos errados e perda de controle. Essa situação ocorre quando um piloto tenta voar com pouca visibilidade e entende, muito tarde, que está perdendo visibilidade. Perde, então, o controle do helicóptero quando tenta fazer uma curva para obter novamente a condição visual, mas não consegue completar a curva por falta de referências visuais. O piloto deve corrigir antes de perder visibilidade. Lembre-se, diferentemente do avião, a capacidade que o helicóptero tem de pousar permite que você simplesmente pouse e aguarde ou use outro meio de transporte. Para isso, o piloto precisa apenas ter bom julgamento e força de vontade para tomar a decisão correta.


    Boletim Nº 02

    EXCESSO DE CONFIANÇA = CAUSA DE ACIDENTES

    Uma característica pessoal encontrada em muitos pilotos que sofreram acidentes é o excesso de confiança. Quando voado de maneira apropriada e de forma conservativa, helicópteros são potencialmente as aeronaves mais seguras. Mas, helicópteros são também provavelmente as máquinas que menos perdoam. Eles devem ser sempre voados de forma defensiva. O piloto deve permitir a si mesmo uma margem de segurança maior do que ele julga ser necessário, por via das dúvidas. A Abraphe está organizando um bate papo de segurança de voo. Todos os pilotos estão convidados e serão informados assim que a data estiver confirmada.


    Boletim Nº 01

    DRONES

    Está aumentando o número de drones nos céus da capital. A Abraphe, por intermédio do seu Safety recebeu reporte de comandante que decolou de SBMT para um heliponto na Paulista e cruzou com um drone na vertical do Pacaembu a 3200 ft. Já em solo passou pelo local e se deparou com cerca de 200 pessoas praticando aeromodelismo e 10 drones voando. Não há confirmação se tratou-se de um encontro semanal ou evento isolado, mas por segurança, até pelo aumento da utilização dos drones como ferramenta de trabalho de emissoras de tevê, fotógrafos e outros fins, a Abraphe já informou as autoridades aeronáuticas, foi enviado um RELPREV ao CENIPA quanto ao tráfego de drones na rota prevendo conscientização e outras medidas de segurança. Pilotos fiquem atentos e informe o SAFETY ABRAPHE caso passem por situações de risco.