SAFETY ABRAPHE


O Safety ABRAPHE é uma publicação semanal, dirigida à prevenção de acidentes com helicópteros, por meio da troca de experiência, relato e estudo de caso e a disseminação das doutrinas de segurança. Enviado por e-mail com exclusividade aos associados ABRAPHE.


SAFETY POR TEMA:

Safety n° 120 – 24/09/2021 – Tomada de Decisão

Safety n° 119 – 17/09/2021 – Rolagem Dinâmica

Safety n° 118 – 10/09/2021 – Ressonância com o solo

Safety n° 117 – 03/09/2021 – Certificações CAT A CAT B

Safety n° 116 – 27/08/2021 – “Black- Hole” ou “Buraco Negro”

Safety nº 115 – 20/08/2021 – Brownout

Safety nº 114 – 13/08/2021 – Esforço e retorno

Safety nº 113 – 06/08/2021 – Padronização de procedimentos é segurança

Safety nº 112 – 30/07/2021 – Vortex ring state

Safety nº 111 – 23/07/2021 – Tecnologia + aprendizado + manutenção

Safety nº 110 – 16/07/2021 – Evite as armadilhas

Safety nº109 – 09/07/2021 – A automação é você

Safety nº108 – 18/06/2021 – Inverno chegando… cuidado com o “White strike”

Safety nº107 – 02/07/2021 – Novas aeronaves e tecnologias

Safety nº106 – 11/06/2021 – Entrada inadvertida em condições de IMC

Safety nº105 – 28/05/2021 – Siga as regras. Não invente-as

Safety nº104 – 07/05/2021 – Reputação

Safety nº103 – 30/04/2021 – Diga não ao táxi aéreo clandestino

Safety nº102 – 23/04/2021 – Observe os sinais do helicóptero

Safety nº101 – 09/04/2021 – Compartilhar experiência

Safety nº100 – 02/04/2021 – Gerenciamento de riscos

Safety nº99 – 26/03/2021 – A carreira de piloto

Safety nº98 – 12/03/2021 – O perigo do CB embutido

Safety nº97 – 05/03/2021 – Escolha o certo!

Safety nº96 – 19/02/2021 – Siga as regras. Cumpra os processos

Safety nº95 – 12/02/2021 – Alterne, pouse e viva

Safety nº94 – 05/02/2021 – A tomada de decisão

Safety nº93 – 29/01/2021 – Fraseologia padrão

Safety nº92 – 22/01/2020 – Voos no verão

Safety nº91 – 15/01/2020 – Táxi-aéreo clandestino é ilegal

Safety nº90 – 08/01/2020 – Responsabilidade

Safety nº89 – 18/12/2020 – Você aprende a cada voo

Safety nº88 – 11/12/2020 – Acidentes e suas causas

Safety nº87 – 04/12/2020 – Gerenciamento de riscos

Safety nº86 – 27/11/2020 – Pouse e viva!

Safety nº85 – 13/11/2020 – CFIT (Controlled flight into terrain)

Safety nº84 – 30/10/2020 – Controle Congonhas em configuração completa neste feriado prolongado

Safety nº83 – 23/10/2020 – A meteorologia é dinâmica

Safety nº82 – 16/10/2020 – Seminário Internacional sobre Segurança de Voo ABRAPHE

Safety nº81 – 09/10/2020 – Responsabilidade

Safety nº80 – 02/10/2020 – O elo forte da segurança

Safety nº79 – 25/09/2020 – Conhecimento compartilhado

Safety nº78 – 11/09/2020 – Descida IMC ou VMC

Safety nº77 – 04/09/2020 – Experiência e preparo vs oportunidade de mercado

Safety nº76 – 21/08/2020 – Prevenção, aprendizado e tomada de decisão

Safety nº75 – 14/08/2020 – Capacidade vs vaidade

Safety nº74 – 24/07/2020 – Nunca baixe a guarda

Safety nº73 – 17/07/2021 – Proficiência IFR

Safety nº72 – 10/07/2020 – Ética

Safety nº71 – 03/07/2020 – Excelência profissional

Safety nº70 – 26/06/2020 – Desorientação espacial vs avaliação de risco

Safety nº69 – 19/06/2020 – Inverno requer atenção

Safety nº68 – 12/06/2020 – Somos todos resposáveis

Safety nº67 – 05/06/2020 – Consciência vs incosciência

Safety nº66 – 29/05/2020 – Conduta

Safety nº65 – 22/05/2020 – Qual o peso vazio?

Safety nº64 – 15/05/2020 – Voo por instrumentos

Safety nº63 – 08/05/2020 – Fidelidade às doutrinas de segurança

Safety nº62 – 30/04/2020 – By the book

Safety nº61 – 24/04/2020 – Treinamento e aprendizado

Safety nº60 – 17/04/2020 – Fadiga

Safety nº59 – 09/04/2020 – Autoavaliação

Safety nº58 – 03/04/2020 – Cartão de visita

Safety nº57 – 27/03/2020 – Aprendizado vs ego

Safety nº56 – 20/03/2020 – COVID-19 Coronavírus

Safety nº55 – 06/03/2020 – Peso e balanceamento

Safety nº54 – 28/02/2020 – Tecnologia embarcada vs fisiologia

Safety nº53 – 21/02/2020 – Proficiência IFR

Safety nº52 – 14/02/2020 – Drones – vigilância constante

Safety nº51 – 07/02/2020 – Respeite o peso máximo de decolagem

Safety nº50 – 24/01/2020 – Pista a vista, pouco garantido

Safety nº49 – 10/01/2020 – Desorientação espacial

Safety nº48 – 20/12/2019 – Consciência situacional é vital

Safety nº47 – 13/12/2019 – Evite a automedicação

Safety nº46 – 06/12/2019 – Inimigos silenciosos

Safety nº45 – 29/11/2019 – Standards

Safety nº44 – 14/11/2019 – Verão: planejamento de voo é essencial

Safety nº43 – 08/11/2019 – Regras que valem ouro

Safety nº42 – 25/10/2019 – Alerta de segurança aos operadores Robinson

Safety nº41 – 11/10/2019 – Trem de pouso

Safety nº40 – 20/09/2019 – Aviação padrão por helicópteros

Safety nº39 – 13/09/2019 – Carteira de vacinação em dia é segurança

Safety nº38 – 06/09/2019 – Ego e dever

Safety nº37 – 23/08/2019 – Selo de qualificação ABRAPHE

Safety nº36 – 16/08/2019 – Selo de qualificação ABRAPHE

Safety nº35 – 26/07/2019 – Peso máximo de decolagem

Safety nº34 – 01/02/2019 – Lanterna

Safety nº33 – 18/01/2019 – Com segurança de voo não se negocia

Safety nº32 – 04/01/2019 – Perigo aviário

Safety nº30/31 – 21/12/2018 – As suas ferramentas de segurança

Safety nº29 – 23/11/2018 – Pressa inimiga da segurança

Safety nº28 – 09/11/2018 – Terminal SP I

Safety nº27 – 26/10/2018 – Voos de pulverização

Safety nº26 – 14/09/2018 – Risco de colisão em serras

Safety nº25 – 31/08/2018 – Check no pairado

Safety nº24 – 17/08/2018 – Respeite os limites

Safety nº23 – 03/08/2018 – Segurança de voo também é economia

Safety nº22 – 20/07/2018 – Atenção ao risco de colisão com drones

Safety nº21 – 29/06/2018 – Padronização e procedimentos de segurança

Safety nº20 – 15/06/2018 – Risco baloeiro

Safety nº19 – 16/03/2018 – Não voe baixa altura no alto da Lapa

Safety nº18 – 15/12/2017 – Treinamento em simuladores

Safety nº17 – 24/11/2017 – Altitude e densidade

Safety nº16 – 10/11/2017 – Seminário internacional sobre segurança de voo

Safety nº15 – 17/10/2017 – Padronização

Safety nº14 – 29/09/2017 – VFR

Safety nº13 – 15/09/2017 – Voo visual por instrumentos

Safety nº12 – 01/09/2017 – Embarque e desembarque de passageiros com segurança

Safety nº11 – 18/08/2017 – Planejamento de voo

Safety nº10 – 04/08/2017 – Autonomia

Safety nº09 – 21/07/2017 – IMC

Safety nº08 – 07/07/2017 – Risco impacto com pipa

Safety nº07 – 23/06/2017 – Transponder ligado

Safety nº06 – 09/06/2017 – Risco baloeiro

Safety nº05 – 26/05/2017 – Colisão com fios

Safety nº04 – 12/05/2017 – Pré-pós voo

Safety nº03 – 20/04/2017 – Atenção na aproximação ao heliporto

Safety nº02 – 31/03/2017 – Obstáculos sem iluminação

Safety nº01 – 17/03/2017 – Drones