Point in Space – PINS Angra dos Reis (SDAG) e Santos (SBST)

O procedimento PINS é um procedimento que nos permite aproximar para um ponto determinado, não para um aeródromo, e a partir deste ponto em condições VISUAIS e sobre as regras de voo visual (VFR), pode-se prosseguir para o destino.

    PINS – Point in Space (Angra e Santos)
  • Carta Angra dos Reis (SDAG)
  • Carta Santos (SBST)

ABRAPHE orienta:

    Preencha o plano de voo para que os órgãos ATS envolvidos, tenham conhecimento do seu tráfego.

    O plano de voo para Santos, deve ser preenchido das seguintes formas:

  1. Partido de aeródromo IFR – Preencher um plano de voo I ou Y para SBST, caso preencha um plano Y indicar o ponto de Mudança de Plano IFR para VFR em UDUSU.
  2. Partindo de aeródromo VFR – Preencher um plano de Voo Z com destino direto a SBST, indicando o ponto de mudança de Regras de VFR para IFR, ou caso pretenda pousar em outro aeródromo que não em SBST, indicar outra mudança de Regras de IFR para VFR em UDUSU.

    O plano de voo para Angra, por se tratar de aeródromo VFR somente deve ser preenchido das seguintes formas:

  1. Partindo de aeródromo IFR – Preencher um plano de voo Y, indicando o ponto de mudando de regras de IFR para VFR em AG004.
  2. Partindo de aeródromo VFR ou IFR de onde se pretenda sair em condições Visuais – Preencher um plano de voo Z indicando o ponto de mudança de regras de VFR para IFR, e depois o ponto de mudança de regras de IFR para VFR em AG004.

Exemplo:

    De SBMT para SDAG

  • Campo 15 – ROTA: REA (Saída Visual vias Rotas especiais de Aeronaves) 2337S04618W/N0130F090 IFR DCT (Primeiro ponto de mudança de Regras, de VFR para IFR “Palmeiras”) 2258S04420W/N0070VFR VFR DCT (Segundo ponto de mudança de Regras, de IFR para VFR “AG004).
  • Campo 18 – Indicar a altitude do voo a ser mantida após a segunda mudança de regras – Ex.: 1000FT AGL.

Acesse aqui e assista ao briefing com SRPV-SP organizado pela ABRAPHE e realizado em 30/10, onde você encontra vários pontos respondidos.


Dúvidas, sugestões e mais informações?! Contate nossa sede pelo e-mail abraphe@abraphe.org.br. WhatsApp 11 94930-4623 ou ligando para 11 2221-2681/ 2221 1348.