De piloto para piloto

Com mais de 25 anos de história, a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero – ABRAPHE é uma entidade sem fins lucrativos, que representa os pilotos de helicóptero em todo o território nacional, atuando em iniciativas que contribuam com o aperfeiçoamento dos profissionais e a segurança de voo.

A ABRAPHE acredita no potencial da aviação por asas rotativas no desenvolvimento social e econômico do País e investe em programas junto aos pilotos, voltados à prevenção de acidentes e segurança das operações com helicópteros no País.

Os esforços da entidade estão na força-tarefa de envolver fabricantes, pilotos em formação, pilotos em operação, autoridades e demais integrantes da cadeia direta e indiretamente para levar informação aos pilotos em operação e os ainda em formação, com vistas em disseminar as doutrinas de segurança, contribuindo, assim, para que outras ocorrências pelas mesmas causas possam ser evitadas.

Na média dos últimos 10 anos, o número de acidentes fatais diminuiu em 9%, e o número de fatalidades em 24%, de acordo com o painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Sipaer, que pertence ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Cenipa.

Estão entre os programas desenvolvidos pela ABRAPHE, o Rotores do Futuro – voltado ao piloto em formação, promovendo encontros pelo Brasil entre veteranos e novatos. Entre os temas previstos: Ética e postura com colegas de profissão, empregadores, oficinas e centros de serviço, autoridades e gestão de aeronaves; conduta operacional e planejamento de voo. O Selo de Qualificação ABRAPHE – voltado aos pilotos em operação com o objetivo de mitigar riscos. São encontros pelo Brasil, do piloto com o fabricante para trazer informações específicas das aeronaves em uso no País, com apoio da ANAC e também das seguradoras. Outra ferramenta de interação e disseminação de conhecimento entre pilotos é o EAD ABRAPHE, lançado em 2020 durante o XI  Seminário Internacional sobre Segurança de Voo, evento bianual, já tradicional no calendário da ABRAPHE.

A ABRAPHE também tem histórico na promoção de campanhas e eventos voltados à segurança de voo na aviação por helicópteros no Brasil, com apoio da ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e CENIPA- Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Alguns exemplos são a Campanha Nacional de Padronização e Segurança de Voo (2018), com vistas a sensibilizar pilotos, empresas e prestadores de serviços nos segmentos das asas rotativas para uma grande força tarefa de mobilização no que tange à segurança e a Jornada de Segurança ABRAPHE (2017), iniciativa que teve por propósito disseminar conceitos relativos à prevenção de acidentes com helicópteros no País, considerando as causas das ocorrências recentes e recorrências apresentadas no Sumário Estatístico de Helicópteros publicado pelo CENIPA demonstrou que nos últimos 10 anos (2006 a 2015).

Fundada em 1995 como Associação dos Pilotos de Helicóptero do Estado de São Paulo (Aphesp), a ABRAPHE conta com diretorias regionais nas principais regiões em operações com helicópteros no País:  Belo Horizonte (ABRAPHE Minas), no Rio de Janeiro (ABRAPHE Rio), Fortaleza/CE (ABRAPHE NE), Brusque/SC (ABRAPHE SUL), Vitória/ES, Goiania/GO (ABRAPHE Centro-Oeste) e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo (ABRAPHE Interior).